sábado, 5 de maio de 2012

O Grande Erro de Jesús Gil

Alguém aí conhece Jesús Gil? Pra quem não sabe, Jesús foi o presidente do famoso clube espanhol Atlético de Madrid por 16 anos (1987-2003). Agora, vocês devem estar se perguntando: qual foi o grande erro que este homem cometeu?
Jesús Gil

Em 1990, um garoto prodígio aparece nas categorias de base do Atlético. Seu nome: Raúl González Blanco. Por esse nome pouca gente o conhece, mas se você falar só o primeiro nome, o que vem à lembrança é do atual jogador do Schalke 04, maior artilheiro da Champions League, e gênio "revelado" no Real Madrid. Até então, Raúl era um desconhecido, assim como todo garoto da base. Ele ficou dois anos no Atlético, jogando pelas categorias Infantil e Cadete. O erro aparece justamente em 1992, quando o então presidente Jesús Gil decide acabar com as categorias de base do Atlético, pois assim o clube salvaria dinheiro. 
Raúl, à direita, na época em que jogava pelo Atlético

Então, como todos os jogadores de base tiveram seu acordo com o Atlético terminados, Raúl marchou para o grande rival, o gigante Real Madrid. A partir daí vocês já sabem a história. 16 anos no clube merengue, 323 gols em 741 jogos pelo Real, 6 Campeonatos Espanhóis, 4 Supercopas Espanholas, 3 Champions League, 1 Supercopa da UEFA, 2 Mundiais Interclubes, além de ter ganho 5 vezes o título de melhor jogador espanhol, e estar no FIFA 100 (lista dos 100 melhores jogadores da história do futebol feita por ninguém menos que Pelé).
Em resumo, por causa de uma decisão precipitada tomada por Jesús Gil, o Atlético perdeu um jogador que podia ter sido uma estrela dos Colchoneros, e não dos Merengues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário